A INTERNET SURGIU A PARTIR DE PESQUISAS MILITARES NOS PERIODOS ÁUREOS DA GUERRA FRIA.

sábado, 21 de novembro de 2009

E-mail

E-mail
Ferramenta utilizada por todos os participantes dos grupos focais, o e-mail é apropriado para vários fins e incitou diferentes reações, posititas e negativas, confirmando o fato de ser um serviço central na internet. Uma das utilizações mais frequentes, evidentemente, é para comunicação com amigos, colegas e parentes:
Aluno A (cine vídeo - matutino): E-mail é pra trocar informações, conversar e enviar coisas e receber. (...) Eu uso pra fazer trabalhos pra fazer contatos, comunico com o povo por e-mail, ainda mais que moro do outro lado da cidade e as 23h não tem mais ônibus e todo mundo mora espalhado... Vai tudo no anexo... Resolvendo trabalhos da faculdade mais no fim de semana... E ao vivo também...
O aluno afirma que esta ferramenta assincrônica oferece maior comodidade no recebimento e envio de mensagens mais específicas. Mais uma vez foi colocada a questão espacial, já que o participante recorre ao e-mail para se comunicar com um grupo social que mora em diferentes lugares da cidade, com poucas possibilidades de encontro a partir de determinado horário. Assim, a apropriação do e-mail atua ampliando as relações do campo off-line para o on-line, no caso para resolver questões de cunho acadêmico, sem, no entanto, deixar de ter o contato face a face. O uso do e-mail como canal para recebimento de informações através de boletins eletrônicos (newsletters) foi citado por alguns dos participantes, conforme registram os depoimentos abaixo:
Aluna C (cine vídeo - noturno):... Eu acesso o e-mail diariamente e normalmente spam, essas coisas, eu deleto. Eu uso e-mail mais para uma coisa profissional... Eu busco muita informação, o que está acontecendo eu acho legal, eu gosto muito do site do Palácio das Artes, adoro! Recebo muito e-mail deles...
Aluno M (jornalismo – Noturno): O e-mail é constantemente de 10 em 10 minutos eu abro a caixa pra ver, como eu sou cadastrado nesse sites Comunique-se, Fenase e tal, eu recebo muitos boletins on-line...
O recebimento de mensagens comerciais não solicitadas, no entanto, é motivo de várias reclamações por parte dos alunos, resultando na diminuição no uso para fins de comunicação e informação (conforme depoimento no tópico anterior) e troca de serviço de webmail. Além de ser um incômodo, o spam representa uma ameaça para os participantes.
Aluno T (cine vídeo – noturno): Olha, e-mail hoje muito pouco e eu já estou de saco cheio, parece que descobriram meu e-mail pelo tanto de e-mail internacional que estou recebendo, está um saco, vou fazer até um outro já...

Nenhum comentário:

Postar um comentário